DEFINIÇÕES


O que é INVESTIMENTO?


Simplificando: investir significa colocar seu dinheiro para trabalhar para você. É aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber retorno financeiro no futuro.

Cada vez mais a responsabilidade do planejamento para aposentadoria está sendo transferido do governo para as pessoas. Ao planejar sua aposentadoria, você pode garantir estabilidade financeira quando se aposentar. É bem melhor que contar com a sorte.


BENCHMARK (Meta)


Como saber quando o rendimento de um investimento é bom?

Chamamos de benchmark o objetivo de retorno de um tipo de investimento, através de um Referencial que você pode utilizá-lo para avaliar os seus próprios investimentos, entendendo quando eles vão bem ou não. Com este indicador você pode avaliar se seu investimento foi bem sucedido.

Por exemplo, a poupança ficou acima da inflação (benchmark)? O seu fundo de renda fixa superou o CDI? Sua carteira de ações superou o Ibovespa?


POLÍTICA DE INVESTIMENTOS


A política de investimentos é uma importante ferramenta de planejamento da gestão dos ativos financeiros e deve ser elaborada, anualmente, observando as características do plano de benefícios de acordo com a Resolução CMN nº 3.792/2009.

Trata-se de um documento que estabelece a forma de investimento e gerenciamento dos recursos do plano, com objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro entre os ativos e obrigações atuariais.

Existem várias formas de fazer estas aplicações, ou seja, vários tipos de investimentos: renda fixa, renda variável, operações com participantes, entre outros.


Para conhecer na íntegra o documento basta clicar abaixo:


FIESP/CIESP

SESI

SENAI



A Resolução CMN nº 3.792/2009 dispõe sobre as diretrizes de aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelos fundos de pensão. (CMN – Conselho Monetário Nacional)